O FBOMS lamenta o incêndio ocorrido hoje na Blue Zone da COP30, em Belém. Embora ainda haja informações sendo apuradas, o episódio causa preocupação e exige esclarecimentos imediatos das autoridades responsáveis pela organização do evento.

Como espaço central das negociações multilaterais sobre clima, a Blue Zone deve garantir total segurança para delegações, trabalhadores, comunicadores, sociedade civil e povos tradicionais que circulam diariamente pelo local. Incidentes como esse reforçam a necessidade de transparência, protocolos rigorosos e comunicação clara para evitar riscos e proteger todas as pessoas envolvidas.

Ficamos satisfeitos em tomar conhecimento da atuação rápida para o controle do incêndio e de que não houve vítimas no episódio. Manifestamos solidariedade às equipes impactadas e às organizações que tiveram suas atividades interrompidas. 

Seguimos acompanhando a situação e reafirmamos nosso compromisso com a defesa da vida, da integridade das pessoas e da plena participação da sociedade civil no processo climático global.

Contamos com a dedicação da Presidência da CoP30,  sua equipe e do secretariado da UNFCCC, bem como das autoridades brasileiras, para que o processo final de negociações multilaterais nesta CoP30 possa ser concluído com a ambição e determinação necessária para enfrentar os desafios, conforme apontados pela ciência e as demandas da sociedade civil, para verdadeiras e eficazes soluções para a crise climática. 

Reiteramos nossa expectativa para a adoção de deliberações apropriadas com a justiça climática e direitos humanos, notadamente no que concerne ao BAM – Mecanismo de Ações de Belém, ao Mapa do Caminho para as transições justas consistentes com NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinadas e afastamento da exploração e uso de combustíveis fósseis, para  o estabelecimento de indicadores adequados para aferir a implementação da Meta Global de Adaptação (GGA) e para robusta mobilização de recursos financeiros , especialmente os necessários para as ações em países em desenvolvimento e com comunidades vulnerabilizadas.

20 de Novembro de 2025, Belém/PA.

Coordenação do FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento,

Teia Carta da Brasil
Coalisão Pelos Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *