Poucos dias depois da COP30 e em sessão relâmpago a maioria do Congresso Nacional derruba vetos do Presidente da República e produz o maior retrocesso ambiental já visto no Brasil.
A queda dos vetos representa um desserviço ao povo brasileiro e a soberania nacional, abrindo espaço para toda sorte de ataques ao meio ambiente: desmonta o licenciamento ambiental, abre espaço para invasão de terras públicas, incentiva a exploração predatória dos biomas, “libera geral” a mineração predatória, as terras raras e materiais críticos, inclusive para empresas estrangeiras gananciosas e ávidas por lucros fáceis.
Poe em risco as unidades de conservação e terras indígenas, nossa água e solo serão contaminados por substância tóxicas que terão ainda mais facilidades para adoecer nossos ecossistemas, consequentemente resultará em uma maior contaminação de alimentos prejudiciais à saúde humana no campo e na cidade.
O resultado dessa ação lesa-pátria do Congresso será um país mais insustentável e na contramão dos esforços para enfrentar o aquecimento global.
Diante de tamanha gravidade, o FBOMS repudia com veemência a ação do Congresso Nacional, alerta a população dos danos que essa nova lei ocasionará, proclama sua inconstitucionalidade e fará resistência ativa a essa situação, inclusive denunciando e defendendo a não eleição dos parlamentares que votaram nesse ataque a vida.
O país acordou de luto e só a luta pode reverter essa ação deletéria.
📍Vamos a luta!
📍A vida não tem preço!
📍Em defesa dos direitos da natureza, das pessoas e dos animais!
📍Por um Brasil Soberano e Sustentável!

Deixe um comentário